NOUTRO MUNDO, O MEU FANTASMA

Porque é preciso agora cuidar dos vivos,

pôr os mortos no seu lugar:

que não tomem o lugar dos vivos.

Fernando Assis Pacheco

01

UM PROJECTO

Com o ano a chegar ao fim, Elda Visco arrasta-se pelos corredores do liceu de Coimbra, à espera de saber que destino lhe promete a atribuição. Mas uma visita inesperada vai alterar a sua trajectória. Marcello Galvano revela-lhe que foi escolhida para integrar um projecto relacionado com o Rest, o mundo virtual. Nas instalações da agência Bóreas, em Lisboa, ela fará parte de uma equipa de seis jovens, os impulsores. O primeiro dia traz experiências bem mais reais do que o imaginado.

 

 

Elda observa Lisboa do edifício da Bóreas

02

SÓ VANTAGENS

Bartolomeu é o filho modelo, o amigo ideal, o elemento mais fiável da equipa. Mas o rapaz perfeito também esconde segredos, que podem complicar a sua participação no projecto e a relação com os colegas. Neste segundo episódio, o Rest.2 proporciona aos seus "impulsores" uma viagem a Lisboa, e reserva-lhes encontros enigmáticos que redefinem a interacção no mundo virtual.

 

 

Segunda Vez, Bartolomeu em Lisboa

03

LINHA DE SOMBRA

O mínimo que se pode dizer é que Carola demonstra pouco entusiasmo com o Rest.2. Cenários idílicos, projecções e experiências virtuais não a convencem - mas deixam-na mesmo indiferente? No terceiro episódio, a dissensão é possível: Carola descobre uma oportunidade para sabotar o projecto. Mas vive também uma nova incursão, mais perigosa, no mundo a fingir.

 

 

 

Carola, Mónico e Tugúbio com a torre de Centum Cellas

04

TUDO É POSSÍVEL

Uma outra versão de si mesmo num mundo paralelo: Fernão descobre as experiências inebriantes, nem todas legitimas, do universo virtual. Mas o mundo em que vive também traz boas surpresas - e, de repente, a cidade em ruínas parece menos sombria. Se, aparentemente, o Rest.2 permite multiplicar as identidades, há momentos em que é necessário tomar posição e decidir quem se quer ser.

 

 

 

Fernão e Lisa à noite em Alfama

05

LE CŒUR NET

Brísida não se deixa levar em conversas e quer decifrar os códigos do novo mundo virtual. Para isso, terá de enfrentar obstáculos, mas aquele que pode afastá-la do projecto reside afinal dentro de si. Desta vez, o Rest.2 leva-a, e aos colegas impulsores, à cidade dos seus sonhos. E, quando os sonhos desiludem, há que fazer das fraquezas forças.

 

 

 

Tiago e Brísida na feira do Campo Pequeno

06

PILOTO AUTOMÁTICO

O quotidiano de Elda em Lisboa, embora pareça inexistente, é pontuado de pequenas (e grandes) agressões. Os escapes que o mundo virtual tem para oferecer não representam uma solução. Mas uma viagem no tempo fá-la descobrir outra casa, outro corpo, outra cidade. Depois disto, poderá continuar tudo na mesma?

 

 

 

Elda na festa com os pais e convidados

You will be required to do wrong no matter where you go. It is the basic condition of life, to be required to violate your own identity. At some time, every creature which lives must do so. It is the ultimate shadow, the defeat of creation; this is the curse at work, the curse that feeds on all life. Everywhere in the universe.

Philip K. Dick

Esta temporada de Segunda Vez foi escrita com e para Aldo